Notícias Voltar
Arquidiocese celebra o padroeiro Sagrado Coração de Jesus na Catedral

Arquidiocese celebra o padroeiro Sagrado Coração de Jesus na Catedral

Festa do Sagrado Coração de Jesus: realidade concreta na vida pastoral

 

Neste dia do padroeiro, 28 de junho, a arquidiocese se reúne em festa na Catedral de Londrina, dedicada ao Coração de Jesus, para rezar em unidade com toda Igreja Particular. Dia especial de oração pela santificação do clero, na intenção de que os corações dos nossos pastores sejam configurados ao coração de Jesus.

Ao longo dos séculos e da caminhada da Igreja, foi o próprio Espírito Santo quem inspirou no coração de seus santos, teólogos e padres, a devoção e a vivência do Coração de Jesus, explicou o arcebispo dom Geremias Steinmetz na missa das 10h30, dedicada especialmente à oração pelo clero. “A mensagem por trás desta festa é sermos sinal do cristianismo, sabermos onde caminhar para construir a verdadeira Igreja de Jesus.” A missa presidida pelo arcebispo foi concelebrada pelo cardeal dom Geraldo Majella Agnelo e pelos padres da arquidiocese, com a presença de mais de 1,8 mil fiéis de diversas comunidades.

O arcebispo convidou a rezar por uma Igreja configurada ao coração de Cristo, o Bom Pastor. Por isso a Liturgia da Palavra leva a contemplar a figura do pastor. “A primeira leitura fala dos pastores a quem Deus confia suas ovelhas, que vão em busca, não fiquem esperando, mas que corram atrás [das ovelhas]”, destacou dom Geremias.

Por isso, aponta o arcebispo, a espiritualidade do Coração de Jesus é a espiritualidade que deve mover todas as pastorais, movimentos, pregações e trabalhos de evangelização. “É no coração de Jesus Cristo que Deus quer fazer entender o seu mistério para a humanidade. O coração é o ponto onde toda sua humanidade se concentra e se encontra com a sua divindade”, pontua. “Essa não é uma realidade do passado que neste dia recordamos. É uma realidade do presente, Jesus Cristo ressuscitou, está vivo, próximo”, conclui.

Ao final da missa, o pároco da Catedral, padre Rafael Solano, convidou os fiéis a uma saudação ao arcebispo, ao cardeal, e aos padres e seminaristas presentes.

 

Celebração
O feriado municipal em honra ao padroeiro está sendo celebrado com missas e adorações eucarísticas durante todo o dia. A próximas celebrações eucarísticas serão às 15h e às 19h. adoração eucarística às 12h, 13h e 14h. Após a missa das 19h, a procissão luminosa percorre as alamedas em volta da Catedral.

Durante todo o dia de festa, uma feira gastronômica e cultural reúne a comunidade em confraternização na rua lateral da Catedral (Travessa Pe. Eugênio Herter), com barracas de comidas típicas, shows, apresentações artísticas e atividades para as crianças.

A organização da festa espera receber, durante todo dia, mais de 15 mil pessoas.

Juliana Mastelini Moyses
PASCOM Arquidiocesana

 

Fotos: Guto Honjo

 

 

Leia também

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Continue lendo
A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

Continue lendo