Notícias Voltar
Dom Geremias: servo de Deus no meio do povo

Dom Geremias: servo de Deus no meio do povo

O Senhor disse aos seus apóstolos: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim”. E continuou: “Ide e pregai o Evangelho ao mundo todo. O que ligares na terra será ligado no céu, o que desligares na terra, será desligado no céu”.
Todos percebemos, ainda que não nos demos conta, que há algo de superior na alma de um sacerdote. Entretanto, não é ele mesmo, mas como Cristo se manifesta nele e por ele. A alma de um sacerdote é de um “odor” próprio. Corpo de homem, alma de sacerdote.

No final de 2019 pudemos vivenciar uma experiência muito especial em nossa comunidade da Catedral Metropolitano de Londrina: vivemos em proximidade com nosso Arcebispo. Dom Geremias traz em si, como é lógico, toda sua humanidade. Seu jeito de falar, vestir, olhar, andar, sorrir, cantar… homem simples, trabalhador, tímido, que se fere e que tem suas batalhas pessoais, mas que, acima de tudo, luta por Cristo e vive pela sua Igreja. Não busca a vanglória, pois sabe que apenas Deus é merecedor de louvor. Não vive para si, mas em obediência ao Santo Papa e à Igreja, para que todos os que estão sob seus cuidados e responsabilidade encontrem a Cristo.

De outra parte, neste sacerdote cuja alma recebeu a marca indelével da Ordem Episcopal, encontramos esta “sensação” de supremacia, que, para além de nossos olhos, é percebida pela nossa alma. Nosso encontro, foi um encontro de almas sob os cuidados e o olhar atento de Deus. A visita pastoral de Dom Geremias Steinmetz que vivenciamos em nossa Catedral, para além das aparências ou sob elas – como Deus costuma agir e estar -, não se ateve à visita ao pobre, ao doente, às crianças, ao político, ao trabalhador ou aos líderes da comunidade eclesial local. Foi uma verdadeira experiência de almas singelas que, ligadas à alma do apóstolo, caminham unidas em busca da construção do Reino.

“O que ligares na terra, será ligado no céu”, assim disse o Senhor. Que nossa comunidade seja solo fértil às sementes lançadas. Rezemos pela Igreja, pelo Papa Francisco, por Dom Geremias e por nossos presbíteros, em especial, os Padres Rafael Solano e Emanuel de Paula: que a missão da Igreja de Londrina se faça, por nossas mãos, com a Graça de Deus.

 

Por João Cristiano dos Santos

Leia também

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Continue lendo
A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

Continue lendo