Notícias Voltar
IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO ROCIO LEVA MENSAGEM DE ESPERANÇA EM VISITA PEREGRINA À CAPITAL DO ESTADO

IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO ROCIO LEVA MENSAGEM DE ESPERANÇA EM VISITA PEREGRINA À CAPITAL DO ESTADO

No último domingo, 3 de maio, a imagem de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, deixou o Santuário de Paranaguá rumo a Curitiba, capital do Estado do Paraná, do qual é a Padroeira Oficial. Foi a quarta vez na história que a imagem deixou o Santuário Estadual em direção a Curitiba, tendo última visita ocorrido em 1967. A peregrinação resgatou o sentido da intercessão pela saúde que faz parte da história da devoção à Santa, trazendo uma mensagem de esperança ao Paraná neste momento de pandemia.

A devoção a Nossa Senhora do Rocio começou em meados do século XVII. Em 1686, quando uma peste assolou os habitantes de Paranaguá, eles recorreram a Maria Mãe de Jesus, para que ela acabasse com aquele mal e foram atendidos.

 

Em carreata, a imagem chegou pela manhã a São José dos Pinhais, onde foi recepcionada pelos devotos e seguiu para o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe em Curitiba. Após a recepção da imagem o arcebispo de Londrina dom Geremias Steinmetz, presidente da CNBB Sul 2, presidiu a Santa Missa concelebrada por dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e vice-presidente da CNBB Sul 2, dom Amilton Manoel da Silva, bispo auxiliar de Curitiba e secretário da CNBB Sul 2, dom Francisco Cota de Oliveira, bispo auxiliar de Curitiba, dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá e dom Celso Antônio Marchiori, bispo de São José dos Pinhais, e pelo padre Dirson Gonçalves, padre Reginaldo Manzotti, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, e Padre Valdecir Badzinski, secretário executivo da CNBB Sul 2.

 

“Estamos aqui hoje para esta celebração de consagração do nosso querido Estado do Paraná a Nossa Senhora do Rocio, nossa Padroeira. No Antigo Testamento a consagração estava expressa na Aliança. O Povo escolhido vive a sua relação com Deus a partir da Aliança que o torna um Povo consagrado ao Senhor, isto é, que pertence ao Senhor. No Novo Testamento, a santificação é uma iniciativa divina, assim os cristãos não se consagram por si mesmos, mas, em virtude do Batismo são consagrados a Deus. A figura da Virgem Maria está ligada de forma profunda à Aliança e à consagração do Povo de Deus. Maria é a consagrada por Deus que se doa inteiramente a Ele. É aquela que se coloca a serviço da Aliança com Deus em Jesus Cristo, que dá o seu sim para viver a Aliança com Deus”, explicou dom Geremias na homilia.

 

A missa foi transmitida ao vivo pela TV Evangelizar.  A imagem oficial de Nossa Senhora do Rosário do Rocio ficou no altar e, ao fim da cerimônia, foi presenteada com 399 rosas brancas que representam os 399 municípios do estado. As rosas ofertadas a Nossa Senhora foram entregues a devotos em Paranaguá e, com as rosas, o nome de uma cidade do Paraná. Os devotos levam a missão de rezar por esses municípios durante todo o mês de maio.

 

img_0216
Padres e Bispos na Missa de Nossa Senhora do Rocio – Foto: Tiago Queiroz | Pascom Arquidiocesana

 

À tarde, a imagem Oficial de Nossa Senhora do Rocio passou pelo Hospital Marcelino Champagnat, Hospital das Clínicas, Santa Casa de Curitiba, Hospital Pequeno Príncipe, Hospital Nossa Senhora das Graças e, por fim, na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

 

Em todos os locais os bispos do estado fizeram orações e bênçãos aos profissionais de saúde, colaboradores dos hospitais e todos os que cuidam dos doentes e necessitados. “Com a imagem de Nossa Senhora do Rocio, proclamada Padroeira do nosso estado, queremos que Maria olhe por nós, pelo Brasil e pela humanidade que clama ao Senhor pela vitória, para vencermos esse mal que assola a todos”, comentou dom Amilton Manoel ao parar com a imagem no pátio da Santa Casa, falando antes da bênção à equipe e aos pacientes. “Aqui está uma pequena imagem lembrando a grandeza do amor e da presença do Senhor Deus em nossas vidas. Não estamos sozinhos”, afirmou o bispo.

Depois, a imagem oficial de Nossa Senhora do Rocio seguiu para o litoral do Paraná, cidade de Paranaguá, na qual há 100 anos foi edificado o seu Santuário. Logo na entrada da cidade, em um posto de gasolina, centenas de carros aguardavam pacientemente a chegada da Virgem do Rocio.

 

A carreata em Paranaguá teve início às 17h30 pela Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, passando pelo Hospital Regional e seguiu em direção a Catedral de Nossa Senhora do Rosário, com bênção, orações e fogos, pedindo pela saúde daqueles que cuidam e alimentam espiritualmente todos os fiéis. A última parada foi na sede da Prefeitura de Paranaguá, concedendo bênçãos a todos os governantes e tomadores de decisão.

 

O percurso encerrou no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, com a chegada da imagem às 20h. A Praça da Fé, localizada em frente ao Santuário, foi tomada de carros que buzinavam como forma de aplausos ao momento tão único, que foi a bênção da imagem oficial ao estado do Paraná.

 

Referências: CNBB Sul 2, Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio e Arquidiocese de Curitiba

Leia também

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Continue lendo
A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

Continue lendo