Notícias Voltar
Minha primeira Visita Ad Limina

Minha primeira Visita Ad Limina

De 18 a 27 de Fevereiro de 2020 os bispos do regional Sul II farão a Visita Ad Limina. A última aconteceu no ano de 2010. Como eu assumi a Diocese de Paranavaí em Abril de 2011, esta é a minha primeira Visita Ad Limina. A propósito, todos os bispos têm por obrigação fazer esta visita ao Papa e aos túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo para manifestar a unidade com o sucessor de Pedro. “Teologicamente, a visita ad limina expressa a plena comunhão entre a Igreja Universal, presidida pelo sucessor do Apóstolo Pedro, o Papa, e as Igrejas locais (dioceses), presididas pelos sucessores dos Apóstolos, os bispos”. Na Bíblia podemos encontrar manifestações do sentido desta visita: “Na Carta aos Gálatas, ao relatar sobre sua conversão e convicção de ser chamado pelo Senhor para ser apóstolo, Paulo conta que foi à Jerusalém e permaneceu 15 dias com Pedro (cf. Gl 1, 18). Quatorze anos depois, ele repete o mesmo ato, vai encontrar-se com Pedro para partilhar como realizava sua ação evangelizadora entre os gentios (cf. Gl 2,2). Tal gesto já manifestava a comunhão com Pedro, àquele a quem Jesus confiou a Igreja, concedendo-lhe as chaves do Reino dos céus (cf. Mt 16,19)”.

Desde julho de 2019 nós estamos nos preparando para este evento tão importante na vida de cada um de nós bispos. Todas as dioceses já fizeram e remeteram para a Secretaria das Visitas Ad Limina, um relatório sobre os últimos 10 anos dos trabalhos pastorais. Informamos o Santo Padre sobre a administração dos sacramentos, vida do clero, formação dos futuros padres, principais problemas da sociedade nas nossas dioceses, serviços sociais, meios de comunicação social, Institutos de Vida Consagrada, a própria vida e ministério dos bispos, a educação católica, o ecumenismo, etc. Certamente os 20 relatórios produzidos no Regional Sul II apresentam uma boa fonte de leitura da realidade da Igreja e da sociedade paranaenses.

De maneira mais imediata estamos também dividindo os trabalhos durante os dias dedicados às visitas que deveremos fazer e as diversas celebrações eucarísticas que lá teremos. Visitaremos 18 Congregações, Dicastérios e Secretarias, além da visita, propriamente, ao Papa Francisco e as Celebrações nas quatro históricas Basílicas Romanas: Basílica de São Pedro no Vaticano, Basílica de São Paulo fora dos Muros, a Basílica de São João do Latrão e a Basílica de Santa Maria Maior. Estas representam realmente a catolicidade da Igreja presente em Roma. Cada um dos bispos do nosso grupo deverá preparar algum discurso, homilia, reflexão, etc. Em cada uma destas visitas um dos bispos, representando a todos, fará um pronunciamento e, em seguida, tem-se um diálogo entre os participantes sobre as questões levantadas nos relatórios.

Estamos todos alegres e felizes, pois tudo está preparado e esperamos colher frutos de colegialidade, sinodalidade, alegria, paz e santidade. Mas, sobretudo, queremos dizer ao Papa Francisco e aos seus colaboradores em Roma que estamos unidos a ele e lá representamos o povo das nossas dioceses que reza conosco e nos acompanha nesta Visita aos túmulos de Pedro e Paulo e ele, o Chefe Visível da Igreja.

 

Dom Geremias
Arcebispo de Londrina – PR

Leia também

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Continue lendo
A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

Continue lendo