Notícias Voltar
O Pecado Atual

O Pecado Atual

         No capitulo V vimos como que o pecado entrou no mundo através de Adão e Eva. No presente capitulo, iremos refletir sobre os pecados veniais e mortais.

         Quando somos batizados, recebemos a graça santificante. Sendo assim, temos o dever de preservar e aumentar a graça de Deus em nós todos os dias. Mas, quando pecamos em matéria grave, morremos espiritualmente.

         O pecado é a manifestação da soberba que está dentro de nós; é uma desobediência a Deus. A desobediência quando consciente e voluntária em matéria grave rompe a amizade com Deus e perdemos o céu.

         Algo importante e que devemos compreender é que estamos aqui para amar a Deus com nossa vida e com nossas obras. Após a morte física, não é possível querer amar a Deus para se salvar. Se a pessoa morre em pecado grave, ou seja, separada de Deus, ela não poderá ir para o céu. Portanto, não é possível reestabelecer a união com Deus após a morte se o indivíduo morrer em pecado grave.

          No momento da morte, se a pessoa fizer uma contrição perfeita ela conseguirá se salvar. Mas como não é possível ter a certeza que conseguiremos fazer uma contrição perfeita, devemos cuidar da nossa alma frequentemente através do sacramento da confissão.


Pecado mortal/ grave

         O pecado grave é cometido contra os dez mandamentos. Ele pode ser por pensamentos, palavras ou obras.

         Gosto de pensar o seguinte: se algo é errado, vai contra o que Deus quer. E então me questiono: será que Jesus faria isso, pensaria isso ou falaria dessa forma? Mas para responder essa pergunta é necessário conhecer Jesus.

         Algo que é feito de forma inconsciente e não voluntário não é pecado. Por exemplo, no caso dos sonhos. Não temos o controle sobre eles. Dessa forma, para ser pecado é necessário ter a plena consciência de que é errado e, mesmo assim, querer fazer o que é errado. 

   

Pecado venial

         Os pecados veniais são pecados cometidos em matéria leve. Não nos separam de Deus, porém quando praticados deliberadamente podem nos levar aos pecados mortais. Devemos observar nossas inclinações diante dos sete pecados capitais.

 

Raízes dos pecados

         Em nossa vida espiritual é importante identificarmos nossas fraquezas.

         Pergunte-se: qual é o meu principal defeito? Sempre terá um que se destaca mais em relação aos demais. E normalmente é ele quem dificulta nosso crescimento no amor a Deus.

         Os nossos vícios ou pecados capitais são sempre os obstáculos para nosso crescimento espiritual e, consequentemente, nos levam ao pecado. Podemos enumerar sete pecados capitais: soberba, avareza, luxúria, ira, gula, inveja e preguiça. Todos esses pecados se opõem as virtudes, que devem ser cultivadas diariamente.

         A principal arma para vencermos o pecado é a recepção frequente dos sacramentos, participação na santa missa com Eucarística e oração. O sacramento da confissão nos reconcilia com Deus e nos devolve a graça. Não tenha receio ou vergonha da confissão. A mãe de São Josemaria sempre lhe ensinou: “Josemaría, vergonha só para pecar”. E é isso mesmo. A confissão será o momento do seu encontro íntimo com o Senhor. E é algo maravilhoso!

          Faça seu exame de consciência diariamente antes de dormir e avalie suas condutas. Procure pela confissão com frequência ou sempre que identificar um pecado grave que te impeça de receber a Santa Eucaristia.

Andressa Pelaquim
(Paroquiana da Catedral de Londrina)

Leia também

A BÍBLIA

A BÍBLIA

Continue lendo
O PAI-NOSSO

O PAI-NOSSO

Continue lendo