Notícias Voltar
Catedral do Coração celebra Corpus Christi

Catedral do Coração celebra Corpus Christi

Catedral Metropolitana de Londrina, Paróquia Sagrados Corações e Paróquia Pessoal Nipo-brasileira Imaculada Conceição se uniram nesta quinta-feira, 31, para celebrar a solenidade de Corpus Christi. Cerca de 4 mil pessoas se dirigiram à catedral para celebrar o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Fiéis começaram a chegar às ruas ao redor da catedral antes mesmo do dia amanhecer, por volta das 4 horas da manhã, para montar os tapetes. Pó de serra colorido, sal e farinha deram vida aos desenhos preparados pelas comunidades, retratando desde elementos importantes da nossa fé, como a devoção ao Santíssimo Sacramento, até a Ação Evangelizadora: Cada Comunidade uma Nova Vocação.

A missa foi celebrada pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz e concelebrada pelos padres da catedral e das paróquias participantes, além do reitor do Seminário Propedêutico São José.

O Evangelho, tirado do livro de São Marcos, trouxe a narrativa da instituição da eucaristia na véspera da Paixão de Jesus. Na homilia, Dom Geremias destaca os elementos que Jesus escolhe para se tornar presente no meio de nós: pão e vinho, frutos da terra e do trabalho humano. Pão e vinho são dons de Deus nos quais se pode ver aquilo que se dá na morte de Jesus, explica. “Veja por exemplo, a gente não come o trigo por inteiro, grãozinho por grãozinho, mas o trigo é moído, é transformado em farinha, que é transformada em pão. É para ser um símbolo exatamente de Jesus, que foi como que triturado na cruz. Perdeu todo seu sangue derramado sobre a humanidade. Ali perdeu a sua vida, ali perdeu tudo. A única coisa que sobrou foi a certeza do amor de Deus. Quando a gente toma a eucaristia, come esse pão, é o Cristo triturado pelo pecado da humanidade que agora se faz salvação. Da mesma forma o vinho”.

Depois da comunhão, clero e fiéis saíram em procissão pelas alamedas e retornaram à catedral para adoração ao Santíssimo e bênção final. Como de costume, o arcebispo abençoou os pãezinhos partilhados com a comunidade.

Juliana Mastelini Moyses
PASCOM Arquidiocesana

[FAG id=3059]

Fotos cedidas por Tiago Vieira e Guto Honjo

Leia também

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Continue lendo
A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

Continue lendo