Notícias Voltar
Episcopado no Vaticano: a visita Ad Limina dos bispos do Regional Sul 2 da CNBB

Episcopado no Vaticano: a visita Ad Limina dos bispos do Regional Sul 2 da CNBB

Os bispos do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão em visita Ad Limina Apostolorum, no Vaticano. Desde o dia 17 de fevereiro até a próxima quinta-feira, os bispos das Igrejas Particulares do Paraná cumprem cronograma que consiste em visita aos dicastérios, secretarias, congregações, tribunais e conselhos, e audiência com o Papa, na próxima segunda, 24.

O primeiro dia, houve celebração na Basílica de Santa Maria Maior e visita aos Dicastérios para os Leigos, a Família e a Vida e para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Também estiveram no Tribunal da Penitenciária Apostólica marcaram o primeiro dia de Visita Ad Limina dos Bispos do Paraná.

No segundo dia da visita, os bispos do Paraná iniciaram as atividades com a missa na capela do Colégio Pio Brasileiro. O arcebispo emérito de Maringá (PR), dom Anuar Battisti, foi o presidente da celebração. Na celebração, os bispos renderam graças pelo aniversário natalício de dom Anuar Battisti. Os bispos do Regional Sul 2 da CNBB visitam neste dia a Congregação para o Clero, a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica e a Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores.

Na Congregação para o Clero, o secretário, dom Jorge Carlos Patrón Wong, gravou uma mensagem aos seminaristas, na qual disse: “todos os dias eu rezo diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida, porque tenho vocês queridos amigos sacerdotes do Brasil e seminaristas no coração. Rezem por mim, que eu rezo por vocês”.

Na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, o prefeito, cardeal João Braz de Aviz, gravou um vídeo comentando o encontro.

A Basílica de São João do Latrão, conhecida como a primeira Igreja de Roma e a Catedral do Papa, foi o local onde os bispos do Paraná celebraram a missa no início da manhã desta quinta-feira, 20 de fevereiro, presidida por dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e vice-presidente da CNBB Sul 2. Ao final da celebração, os bispos gravaram um vídeo com uma mensagem ao povo do Paraná.

No roteiro de quinta-feira, os bispos seguiram para o Vaticano, onde visitaram a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, proferiu o discurso de apresentação em nome dos bispos. Também foram locais visitados pelos bispos: o Palácio do Governo do Vaticano, onde visitaram a Secretaria de Estado e a Congregação para as Igrejas Orientais.

Nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, os bispos visitaram o Dicastério para a Comunicação e o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Também celebram a eucaristia na Basílica de São Paulo Fora dos Muros.

 

 

 

Fonte: https://www.cnbb.org.br

Leia também

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Continue lendo
A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

Continue lendo