Notícias Voltar
Vacinação contra gripe começa pelos idosos com mais de 80 anos

Vacinação contra gripe começa pelos idosos com mais de 80 anos

Pessoal acima de 80 anos serão vacinadas nas próprias residências; objetivo é evitar uma eventual exposição ao coronavírus

Começa na segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (influenza) de 2020. Prevista originalmente para abril, a vacinação foi antecipada em todo país devido à pandemia do coronavírus, para reduzir o número de pessoas com doenças respiratórias. Em Londrina, na primeira semana da campanha, os agentes de saúde irão até a residência dos idosos com 80 anos de idade ou mais, que são mais suscetíveis ao vírus, para evitar que eles fiquem expostos a aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Também serão visitados pacientes acamados com idade igual ou superior a 60 anos.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, esclareceu que as unidades possuem a listagem dos pacientes que serão atendidos. “Iremos iniciar a vacina na segunda-feira (23), exclusivamente para idosos, e a estratégia irá  se estender por toda a semana, para que a gente possa cumprir a meta e vacinar 100% dessa população”, informou.

No decorrer da semana, de segunda a sexta-feira, haverá agendamento telefônico para os demais idosos, com 60 anos de idade ou mais, receberem as vacinas aos sábados. O atendimento exclusivo de vacinação desses usuários inicia no dia 28 de março. “As famílias devem ligar para a UBS mais próxima de sua residência, fazer o agendamento telefônico do dia e horário, e assim iremos evitar muitas pessoas em um mesmo local. Iremos cumprir rigorosamente todos os públicos-alvos definidos pelo Ministério da Saúde, com estratégias diferenciadas, visando proteger o cidadão londrinense, o que é nossa maior missão nesse momento”, frisou o secretário de Saúde.

A listagem completa com o telefone das UBSs pode ser conferida na página da Secretaria Municipal de Saúde, no Portal da Prefeitura.

Profissionais da saúde – Para se protegerem contra os três subtipos de vírus da gripe, os profissionais que atuam na área da saúde também serão imunizados nesta primeira etapa. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sônia Fernandes, a medida escolhida pela Prefeitura de Londrina para este público é aplicar as doses nos locais de trabalho. “Neste momento, vamos dar prioridade aos hospitais terciários, que atendem diretamente pessoas com suspeitas de quadro respiratório. Os profissionais da Atenção Básica, de Urgência e Emergência e toda nossa rede municipal de saúde, também vão receber as doses em suas unidades. Para os demais, vamos divulgar em breve como será a distribuição”, detalhou.

Público-alvo – A segunda etapa da campanha de vacinação contra o vírus da gripe inicia em 16 de abril, permitindo que professores da rede pública e particular, profissionais das forças de segurança e resgate, e pacientes com doenças crônicas (diabetes, asma, hipertensão, transplantados, fibrose cística, entre outras) sejam imunizados.

De 9 de maio a 22 de maio, as doses serão fornecidas também para as crianças, de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mulheres no pós-parto (puérperas), servidores das unidades prisionais, população indígena, e adultos com idade de 55 a 59 anos.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434; ou com a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, pelo 3372-9479.

Fonte: Prefeitura de Londrina

 

 

Leia também

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Continue lendo
A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

Continue lendo