Dia do Catequista

No último domingo, 26/08, a Igreja celebra a vocação dos leigos e leigas e de forma carinhosa louvamos a Deus pelas catequistas. A catequese é fundamental na transmissão da fé. Ela é “o conjunto de esforços empreendidos na Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a crerem que Jesus é o Filho de Deus” (Catecismo da Igreja Católica, n. 4). Na catequese, os catequistas formam os catequizandos no discipulado de Cristo transmitindo a doutrina da Igreja Católica.

A Celebração Eucarística em Ação de Graças pela vocação das catequistas foi nesse domingo (26) as 9h00 presidida pelo Pe. Dirceu Reis, vigário. O Pe. Dirceu agradeceu a perseverança e entusiasmo das catequistas da Catedral Metropolitana de Londrina, a Catedral do Coração.

O catequista é necessário por ser um instrumento eficaz para ensinar o povo de Deus os conteúdos fundamentais da doutrina católica. Ele exerce o papel importante de transmitir a catequese nos seus respectivos conteúdos, métodos e estruturas, com a finalidade de falar e testemunhar Jesus Cristo ao catequizando.

O Catecismo nos ensina que:
“Aquele que é chamado a ensinar o Cristo deve, portanto, procurar primeiro este ganho supereminente que é o conhecimento de Cristo, (…), e conhecer o poder de sua Ressurreição e a participação em seus sofrimentos” (CIC, 428). “É deste conhecimento amoroso de Cristo que jorra o desejo de anunciá-lo, de evangelizar e de levar outros ao sim da fé em Jesus Cristo” (CIC, 429).

O Sagrado Coração de Jesus continue fortalecendo a missão de todas as nossas catequistas!

#CatedralDoCoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *