História

Voltar

O INÍCIO

1929 - 1937 A Igreja Católica está presente na região de Londrina desde 1929 quando foi criada a Paróquia de Sertanópolis. Em 1934 foi reivindicado a Dom Fernando Taddei – então bispo de Jacarezinho, a criação da Paróquia de Londrina. O pedido foi atendido no dia 09 de março do mesmo ano. O pároco nomeado para a missão foi Pe. Carlos Dietz. Foi durante a primeira missa campal - celebrada em 11 de março - que Dom Fernando Taddei escolheu o Sagrado Coração de Jesus como padroeiro da nova Paróquia, oferecendo uma imagem para ser colocada na Igreja que seria erguida. Enquanto a construção da matriz acontecia, uma pequena casa de madeira localizada na Av. Paraná, esquina com a rua Prof. João Cândido, serviu de moradia para o pároco e era o local para as celebrações. Em 19 de agosto de 1934 - com planta arquitetônica de Dr. Willie Davids - a Igreja foi inaugurada sob as bençãos do Pe. Erasmo Raabe, que representava o Bispo de Jacarezinho. Com o passar do tempo, grandes melhorias foram realizadas, como a instalação de dois sinos doados pelas famílias Dequeche e Udihara. Em 1937, uma comissão foi formada com objetivo de construir uma nova igreja Matriz em alvenaria.      

A SEGUNDA MATRIZ

1938 - 1957 No dia 13 de fevereiro de 1938 foi lançada a pedra fundamental da nova Matriz. Na pedra foi colocada a ata assinada pelos participantes do evento, documento encontrado intacto anos depois, quando a Igreja foi derrubada para dar lugar à outra. Em 18 de setembro de 1938, o pároco, Pe. Eugênio Herter abençoou a primeira parte do prédio novo. Três meses depois, a nova Igreja recebia iluminação elétrica e bancos provisórios. Foi em 24 de outubro de 1943 - com a conclusão do telhado - que a nova Matriz foi inaugurada. Somente em fevereiro de 1945 a Igreja foi rebocada e apenas em 1949 as duas torres ficaram prontas. Em 1954 foram apresentadas as plantas elaboradas na Europa para a construção de uma Igreja maior. Já em dezembro daquele ano, o pároco Alberto Strittmater abençoava as obras recém iniciadas na área dos fundos da Matriz, que abrigariam a Catedral de Londrina. No dia 1º de fevereiro de 1956, o Papa Pio XII criou as dioceses de Londrina e Maringá e no dia 17 de fevereiro de 1957, Dom Geraldo Fernandes tomou posse como primeiro Bispo de Londrina.        

A CATEDRAL

1968 - 1972 Em junho de 1968, a antiga Igreja Matriz começou a ser demolida e a atual - projetada por Edoardo Rosso e Yoshimasa Kimachi - tomava forma de maneira lenta.Uma grande estrutura de aço, ferro, alumínio e concreto fez brotar um grande monumento de arte e fé no coração de Londrina. A Catedral foi inaugurada na noite de 24 de dezembro de 1972 durante cerimônia presidida por Dom Geraldo Fernandes. Desde a constituição oficial em 1934 como Paróquia Sagrado Coração de Jesus, dezenas de padres e vigários já administraram essa que é considerada a maior estrutura paroquial da Arquidiocese de Londrina.