Começa hoje um novo tempo litúrgico: tempo comum, tempo ordinário.
Ordinário por causa do termo latino ordos: dia-a-dia.
A liturgia nos recria cada vez mais trazendo-nos este ano a carta aos Hebreus. Autor desconhecido, lugar da escritura desconhecida e numa linguagem riquíssima. A sua teologia tramita por uma vertebral a perseverança: para ser verdadeiros.
A partir de hoje inicia um ciclo de reflexões sobre cinco problemas muito graves, que atingem o catolicismo à luz dessa belíssima carta aos Hebreus.
O primeiro problema: o pietismo.
O pietismo é quando uma pessoa se pensa um anjo. Dentro do catolicismo tem muita gente que tem um dualismo muito forte: são pessoas que rezam, que falam com Deus, mas levam uma vida dupla. Tem muitos padres, como eu, cheio de pecados, com grandes pecados; tem muita gente casada/solteira, pecadora. Mas quando está dentro da igreja vira os olhos para cima, se descompõe, se contorce e se acha um anjo verdadeiro.
Aliás, há muitos grupos de oração que sumiram porque diziam que os seus membros tinham dons quando na verdade não tinham dom nenhum, tinha neuroses religiosas.
O maior dom de vocês está nesta carta: ele não nos fez anjos, em nenhum de nós há nada de angelicalidade, em cada um de nós há muito de humanidade – somos humus, terra, carne, barro.
E ao seu Filho gerado desde a eternidade, Ele o enviou ao mundo para nos ensinar como devemos ser humanamente.Eu fico tão estarrecido e tão dolorido quando na Igreja
Católica tem tanta gente se atirando melhor contra os outros.
Sabem que isso não me entra na cabeça ainda? Quando alguém, na igreja, diz: “olha fulano de tal, o que está fazendo aqui na igreja?”. Pergunte em primeiro lugar o que você está fazendo aqui na igreja. Quem te deu autoridade? O próprio Deus.
Tem muitos católicos brasileiros e brasileiras colocando nas redes sociais: “a igreja não me representa mais”. Vou lhe dizer uma coisa: a Igreja nunca vai te representar, graças a Deus. Sabe porque? Porque ela te escolheu. Foi ela que te chamou no batismo, foi ela que te confirmou nos sacramentos.
Se hoje eu sou padre… e o diácono está aqui, os ministros estão aqui e todos nós estamos aqui, é porque a igreja nos confirmou. Uma igreja santa e pecadora.
Cuidado com esse catolicismo pietista, porque Deus nos fez bem menores aos anjos, nos coroou de glória e dignidade, nos fez à Sua imagem e semelhança.
Amém
Padre Rafael Solano
cura da Catedral Metropolitana de Londrina
_____
LITURGIA 10.01.23
Terça-feira da Primeira Semana do Tempo Comum
Primeira Leitura: Hb 2, 5-12
Salmo Responsorial: Sl 8
Evangelho: Mc 1, 21b-28