Logo daremos início ao mês de Maio, mês dedicado às nossas Mães e a Mãe das Mães, a Virgem Maria.
Nesse sentido, com intuito de trazer Nossa Senhora ainda mais presente em nossas vidas, no cotidiano de cada dia, o Grupo de Oração Paz na Terra realizará “Um Mês com Maria, Mãe do Salvador”.
A cada semana, especificamente às terças-feiras, 20h, em nossa Catedral, um aspecto da vida de Nossa Senhora será evidenciado em formações dinâmicas de muita fé, envolvimento e aprendizado. Acompanhe a programação prevista:
03/05 – Maria e o Anjo
A anunciação do Anjo à Virgem Maria, acontecimento que fez de Maria o primeiro sacrário da Eucaristia.
A maternidade traz consigo inúmeras glórias, mas também vem acompanhada de inúmeros sacrifícios. Nossa Senhora aceitou todos eles e, a partir dela, se inicia o caminho para que toda a humanidade possa alcançar a Glória Eterna no Reino de Deus.
“Sou a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Sua vontade”.
10/05 – Maria Mãe e Educadora
Junto com São José, Maria forma a primeira escola das virtudes humanas essencialmente integradas ao sentido maior da vontade do Senhor, trazendo à todos nós que a base da educação é uma família consistente.
Através de exemplos vivos e práticos, iluminou os caminhos de Jesus durante a infância e juventude, ensinando com com amor o Filho de Deus e estando presente em cada etapa de seu desenvolvimento.
“Meu filho, que nos fizeste? Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição”.
17/05 – Maria Intercessora
Conhecida como nossa primeira intercessora, tem papel cooperante na missão de Jesus.
Mesmo que a iniciativa parta de Cristo, Maria confia totalmente em seu Filho e como nossa mãe, dada à nós por Cristo na cruz, sabe cuidar, escuta e faz o melhor para nós.
“Faltou vinho e a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho!””
24/05 – Maria das Dores e do Silêncio
Maria é o exemplo do silêncio. Com ela aprendemos a silenciar nossos desesperos e frustações e esperar, com paciência e fé em Deus.
Durante sua vida, Maria seguiu um caminho de descrição e humildade, através de seu silêncio aprendeu a enxergar as necessidades, ouvir os clamores e defender os que tanto necessitam.
Conhecida como nossa advogada, aos pés da cruz, vendo o sofrimento de seu Filho, manteve no silêncio tão preciso, sua coragem, fé e esperança. Se fez escondida durante a Glória de Jesus, mas aparece como exemplo de humildade na hora de sua morte, ganhando de Jesus todos nós como filhos.
““Mulher, eis aí o teu Filho”… “Filho, eis aí tua Mãe” …E desta hora em diante o discípulo a levou para a sua casa”
31/05 – Maria Esposa do Espírito Santo
Após a Paixão de Jesus Cristo, os discípulos, cheios de dúvidas e amedrontados, foram acolhidos pela Virgem Maria.
Mulher de fé invencível, “cheia de Graça”, permanece firme, incentivando os discípulos a perseverarem na fé a fim de receberem o Espírito.
“Em Pentecostes nasce a Igreja, e Maria, como esposa do Espírito Santo configura-se como Mãe do Corpo Místico de Cristo, tornando-a indissoluvelmente unida ao mistério de Cristo pela Encarnação e à Igreja.”
“Unânimes, perseveraram na oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus…”
O mês com Maria, Mãe do Salvador, se encerra no dia 31/05 com a consagração das famílias à Nossa Senhora.
Não deixe de participar conosco!
![]() |
![]() |
Fontes: VaticanNews.com e a12.com