Notícias Voltar
Cinzas e Campanha da Fraternidade

Cinzas e Campanha da Fraternidade

Abertura da Campanha da Fraternidade acontece na próxima quarta-feira

         A Catedral Metropolitana de Londrina abre a Campanha de Fraternidade 2022 nesta quarta-feira de Cinzas

         A data marca o início da Quaresma, período de reflexão, preparação e conversão. “É um tempo especial para que possamos nos voltar ainda mais à oração. Desta forma, nos preparamos para viver bem a Semana Santa e o Tríduo Pascal –Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor” – explica o Cura da Catedral Metropolitana de Londrina, padre José Rafael Solano Durán.

         Três Santas Missas fazem parte da programação do início da Quaresma, nesta quarta-feira de Cinzas, dia 2 de março. A primeira, bem cedo, ao alvorecer, às 5h da manhã; a segunda Santa Missa, às 11h, será presidida pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz e marca a abertura da Campanha da Fraternidade. A terceira Missa do dia está marcada para às 18h. Haverá imposição de Cinzas nas três celebrações do dia.

Significado das Cinzas

         A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja. Esse dia marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração ainda mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus.
As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.
         “É um momento muito importante que nos leva ao arrependimento dos nossos pecados, lembrando que um dia ressuscitaremos com Cristo, onde teremos nossa morada definitiva” – comenta padre Rafael Solano.

 

Fraternidade e Educação

        A Campanha da Fraternidade deste ano reflete sobre o tema da educação, com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).
        A iniciativa propõe uma grande reflexão: o que aconteceria com uma pessoa, um país ou uma sociedade que não levasse em conta uma formação crítica e sólida? 

        No texto divulgado pela CNBB, são levantadas hipóteses e reflexões sobre os caminhos educacionais no país, os entraves que inviabilizam uma educação de qualidade, sobretudo no período de grave crise causada pela pandemia de covid-19.

        A Campanha busca refletir sobre a indispensável relação entre fraternidade e educação, recordando que educar não é um ato isolado, mas, sim, o encontro no qual todos são educadores e educandos, uma inspiração para a missão educacional de cada pessoa, da família, da escola, da Igreja e de toda a sociedade.

Nasceu em 1964

Realizada no Brasil desde 1964, a Campanha da Fraternidade tem como propósito ser um caminho para que os cristãos vivam a espiritualidade quaresmal com o sentido de mudança e transformação pessoal rumo à solidariedade, um desafio concreto da sociedade brasileira.

Serviço:
Catedral Metropolitana de Londrina
Abertura da Quaresma: dia 2 de março, quarta-feira, com Abertura da Campanha da Fraternidade
Horário de Missas: 5h (da manhã); 11h (abertura da Campanha da Fraternidade); 18h

Fonte: CNBB

Leia também

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Continue lendo
A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

Continue lendo