Domingo de Ramos

         Missa de Ramos na Catedral Metropolitana de Londrina abre celebrações da Semana Santa

         A Igreja Católica celebra neste dia 10 de abril, o Domingo de Ramos. A data lembra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, montado em um jumentinho. O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, um dos momentos mais importantes para os cristãos de todo o mundo.

Programação
 
         Na Catedral Metropolitana de Londrina, a tradicional Missa de Ramos será realizada às 10h30. O Arcebispo Metropolitano de Londrina Dom Geremias Steinmetz, presidirá a celebração solene que terá início com a bênção dos ramos no átrio da igreja. Outras duas celebrações serão presididas na Catedral: às 8h e às 18h.
 
 
Significado

         Jesus entra em Jerusalém montado em um jumentinho (símbolo da humildade) e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Na época, o povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras e até hoje a Igreja Católica mantém esta tradição.
         A celebração mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo.

Hosana

         “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os ramos significam a vitória. De acordo com o Cura da Catedral, padre José Rafael Solano Durán, os Ramos lembram que todos estão unidos a Cristo na luta árdua contra o pecado, que percorrem um caminho em direção ao Calvário, mas que leva à Ressurreição”.
         Após a Santa Missa, os fiéis levam os ramos sagrados para suas casas.
         “O sentido da Procissão de Ramos é mostrar a peregrinação que cada cristão realiza nesta Terra e a busca pelo caminho da vida eterna com Deus. Ela nos recorda que somos apenas passageiros e nos mostra que a nossa pátria não é neste mundo, mas sim, na eternidade” – destaca. “Com os ramos em mãos, assumimos a missão de “seguidores” e participantes do projeto de Deus” – conclui.


Texto: Julie Bicas

Plugin de comentários do Facebook