Notícias Voltar
Família na Igreja Católica

Família na Igreja Católica

Família na Igreja Católica

Temos no Catecismo, sobre os deveres dos membros da família para com os filhos, que relacionar-se a paternidade divina como fonte inspirada da paternidade humana: “Honra teu pai de todo o coração e não esqueças as dores de tua mãe” (Catecismo, 2216). Compreende-se aqui que o respeito filial ocorra pela docilidade e pela obediência verdadeira. Os filhos deverão guardar os preceitos do pai, e não rejeitar a instrução da mãe.

Desde a sua origem a família tem sido submetida a várias mudanças. Atualmente a família dentre as demais instituições tem sido posta em questão pelas transformações da sociedade. Vem acontecendo mudanças dramáticas, sendo, pois, submetidas a novos desafios, pelas várias transformações legislativas e políticas diante de matrimônio, e em relação à vida.

O posicionamento da Igreja Católica em relação a Família, presentes no Catecismo é compreendida como sendo a célula mater natural e vital da sociedade. O Documento do Catecismo da Igreja católica cita o trecho bíblico para determinar que devemos “honrar pai e mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá (Ex 20, 12). Entendemos aqui que devemos honrar e respeitar aqueles que Deus revestiu de sua autoridade (Catecismo, 2197).

Sabemos que família tem ocupado importante espaço na sociedade, embora haja mudanças e (re)adequações ocorridas ao longo do tempo.

Frente às mudanças da realidade histórica e cultural da sociedade em relação à família, a Igreja Católica reafirma que “A família é a primeira escola das virtudes sociais de que a sociedade tem necessidade” (Diretório da pastoral familiar CNBB. n.116).

A Família traz inúmeros valores essenciais para que por nada possa ser ofuscado, tolhido ou menosprezado. Entende-se que a família não é somente lugar de crescimento pessoal, dos afetos, da transmissão da cultura entre as gerações, mas sim, uma comunidade de amor o lugar do direito e do princípio do cuidado, da solidariedade, partilha, amizade, companheirismo, respeito e unidade e da procriação e da educação (Catecismo, 2210). Dessa forma, os princípios defendidos pela Instituição Católica, é de que a Instituição Família só é reconhecida quando ocorre a consagração do matrimônio, tendo como finalidade a procriação. Sendo assim, há um abismo instransponível entre o que determina o Diretório familiar da CNBB e a realidade da maioria das famílias brasileiras. No cotidiano de suas vidas as pessoas vivem em famílias, através do casamento ou não, por livre escolha ou em virtude de circunstâncias existenciais, sem perderem ou verem diminuída sua dignidade humana.

Referências:

  • Ideário Católico Sobre Família e Sociedade à Partir dos Documentos da Igreja Católica
  • FRAGMENTOS DE CULTURA, Goiânia, v. 21, n. 4/6, p. 291-308, abr./jun. 2011.

 

Eliane Subtil Marçal

Pastoral da Escuta

Leia também

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Continue lendo
A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

Continue lendo