Notícias Voltar
Feliz Aniversário Pe. Rafael

Feliz Aniversário Pe. Rafael

“É de perseverança que tens necessidade para alcançar os bens prometidos”. (Hebreus 10, 36).

 

         Uma data carregada de emoção.

         Padre Rafael Solano, Cura da Catedral Metropolitana de Londrina, completa no próximo dia 12 de julho, mais um ano de vida. 

         Um dos três filhos do do casal Urso Solano y Solano (in memoriam) e Inês Durán de Solano, Padre Rafael nasceu na cidade de Neiva, Huíla – Colômbia, cidade capital de um estado belíssimo, localizada entre a cordilheira oriental e central, numa planície sobre a margem oriental do rio Magdalena, o maior de todos os rios colombianos que atravessam os Andes.

         Padre Rafael foi convidado para vir ao Brasil em primeiro lugar pelo Padre Nelson Londoño, Sacerdote Sulpiciano. Através dele, conheceu Dom Albano Bortoletto Cavallin que reforçou o chamado para conhecer a experiência missionária na região de Londrina. Os motivos que levaram o jovem Rafael a desembarcar em Londrina foram três: primeiro seu espírito aventureiro; segundo atender ao convite de Nosso Senhor, e em terceiro lugar porque do Brasil só tinha ouvido falar sobre o Rio de Janeiro, jamais ouviu falar sobre o Paraná, foi atraído porque sentiu que seria um espaço maravilhoso para a vivência da sua vocação. 

         Padre Rafael entrou no Seminário no dia 31 de janeiro de 1988, em Bogotá.  Foi marcado para sempre com uma frase que o então Reitor do Seminário Maior de Bogotá, Pe Oscardino Ortega, disse: “O Senhor quer, o Senhor dá todas as possibilidades para que esse querer se transforme em realidade”.

         Foi ordenado Sacerdote no dia 30 de março de 1996, em nossa Catedral, pela imposição das mãos do então Arcebispo, Dom Albano Cavallin. 

         Sua experiência como Reitor do Seminário Paulo VI foi um verdadeiro motivo de ação de graças. Foram dez anos como formador nesse Seminário que constituiu o âmago do seu ministério.

         Também, por dois anos, ficou como Reitor do Seminário Propedêutico, mais uma bela experiência, já que estava voltando de Roma, e isso o ajudou muito a conhecer os adolescentes e jovens e contribuir com suas vocações, como Assessor do Serviço de Animação Vocacional (SAV). 

         Enquanto Reitor foi Administrador Paroquial das cidades de Irerê, Paiquerê, São Luiz, Espírito Santo e dos patrimônios Regina e Taquaruna. Ali aprendeu uma coisa maravilhosa e inesquecível: o Reino é dos simples e dos pequenos.

         Sua contribuição como coordenador da Escola Diaconal Santo Estêvão, na experiência com os Diáconos Permanentes, durante três anos e meio, foi muito forte. Conheceu os dramas e alegrias daqueles que optam pela vocação diaconal, juntamente à vivência familiar e ao trabalho, especialmente na dedicação em comunidades mais afastadas e difíceis.

         Foi um dos criadores da Escola para Formação de Formadores.

         O Movimento SERRA e as Equipes de Nossa Senhora foram movimentos que o ajudaram no crescimento do espaço de amor e caridade.

         Padre Rafael Solano é um amante da Evangelium Vitae, a Encíclica de São João Paulo II sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana, que tanto o ajudou a contribuir como perito da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, em diversas questões da Comissão para Vida e a Família, da qual foi Assessor, trabalhando também juntamente com Dom Orlando Brandes (4º Arcebispo de Londrina).

         Sua primeira missão como Pároco aconteceu na Paróquia São Vicente de Paulo, comunidade que faz parte de sua história e tem todo seu carinho. Junto a esta comunidade, e sob a intercessão de Madre Leonia Milito, exerceu seu ministério de 2014 a 2018.

         Desde 2018 é Cura da Catedral Sagrado Coração de Jesus.

         Por tudo isto, louvamos ao Senhor!

Feliz Aniversário Pe. Rafael!!!

 

 

Leia também

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Continue lendo
A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

Continue lendo