Notícias Voltar
FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Praça 7 de setembro (Ano 1822) Dia da Independência do Brasil e, lugar histórico de Londrina . 

Histórico porque aqui foi entronizada a imagem de N. Sra. Imaculada Conceição. Única imagem Santa em praça pública de Londrina, desde 1954.

Olhando a história de nossa cidade de Londrina, ela se tornou município em 1.934. Colonizada pelos ingleses, foi carinhosamente nomeada: “Pequena Londres”, Londrina. Aqui vieram os padres Palotinos Alemães, e o primeiro pároco, Pe. Carlos Diez celebrou a primeira missa de baixo das arvores nativas. Foi dia 11 de março de 1934 que Dom Fernando Tadei, bispo de Jacarezinho instalou a paróquia, destacada de Sertanópolis, e a dedicou ao Sagrado Coração de Jesus que hoje é a Catedral Metropolitana. Nove meses depois Londrina foi criada município. O interventor Manoel Ribas decretou que Londrina fosse oficialmente criada como Município no dia 08 de dezembro de 1934. Mas aquele dia choveu muito e a comitiva das autoridades de Curitiba não chegou por causa das estradas de terra vermelha. Só no dia 10 de dezembro, numa casa na Av. Paraná que foi instalada e oficializada como Município. Portanto, o que hoje guardamos é o dia 10/12 mas era para ser no dia 08/12 festa da Imaculada Conceição.

Uma Lei Federal declara feriado municipal o dia do Município, e o dia da Padroeira. Mas aqui nunca foi feriado em nenhuma das duas datas, por pressão dos comerciantes. Um dia D. Geraldo Fernandes, arcebispo, e José Richa, prefeito de Londrina decidiram unir as duas datas em uma só, para ter um dia só de feriado, e para isso D. Geraldo declarou Nossa Senhora Imaculada como padroeira de Londrina e assim juntava o dia 08 de dezembro da Imaculada e o dia 10 de dezembro, do Município, num só feriado, deixando assim de lado o fato de que até então o Sagrado Coração de Jesus era desde o início o padroeiro da cidade de Londrina. Mesmo assim o feriado nunca foi observado. 

Mais tarde, quando Monsenhor Bernard Gafá era pároco da catedral surgiu de novo a questão do padroeiro: é a Imaculada ou o Sagrado Coração de Jesus? Uma comissão foi feita e decidiram manter o Sagrado Coração de Jesus como verdadeiro padroeiro, a ser celebrado no seu dia em junho, e no dia 10 de dezembro celebrava o dia do Município. Assim temos as grandes festas e devoções em Londrina O Sagrado Coração de Jesus e a Imaculada Conceição.

Vinte anos depois da criação do Município e da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em 1954 foi instalada na praça 7 de Setembro a imagem da Imaculada Conceição. Nesse tempo só havia duas paróquias em Londrina, a do Sagrado Coração de Jesus, e a Paróquia da Vila Nova dedicada a Nossa Senhora Aparecida, criada em 1.952.

O monumento da Nossa Senhora Imaculada Conceição consiste numa estátua em bronze com 1,20 mt de altura. Foi doada e inaugurada pelo Bispo de Jacarezinho, Dom Geraldo de Proença Sigaud. Assim lemos na inscrição  colocado no monumento:

“Maria foi levada aos céus, os anjos se rejubilam, louvam e bendizem ao Senhor. Ave Maria”.

Hoje celebramos cheios de alegria o dia do Padroeiro do Município, da Arquidiocese e da Catedral Metropolitana: O Sagrado Coração de Jesus.

Em clima de Festa a partir do dia 07/06 a Catedral realiza novena preparatória para a Festa do Sagrado Coração de Jesus.

Com celebração da santa missa, a novena tem como tema ‘Sínodo expressão viva do ser Igreja. Escutar o Espírito e os irmãos’ e o lema ‘Do coração de Jesus ao nosso coração queremos caminhar juntos!’.

 

Texto de Monsenhor Bernardo – adaptado por Leda Prestes

 

 

 

Leia também

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Continue lendo
A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

Continue lendo