Notícias Voltar
JULHO EM RETROSPECTIVA

JULHO EM RETROSPECTIVA

         A nossa Catedral e o trabalho de Evangelização não param. No mês de julho as ações continuaram bem presentes em nosso dia-a-dia. Vem relembrar algumas datas do mês com a gente!

 

07/07 – Dia da Palavra

         É tradição! Em toda primeira quinta-feira do mês acontece o dia da Palavra na nave da Catedral.

         No mês de julho, contamos com a presença de nosso diácono Givan, para uma formação bastante especial sobre o profeta Zacarias.

“Nós somos muito presos ao tempo, ao passado, presente e futuro. Mas, a Palavra de Deus transcende o tempo. Podemos dizer que quando o Profeta vem, vem para nos fazer enxergar nossa realidade, a fim de mudar o futuro. Em outras palavras, vem para falar sobre a conversão do presente, para a salvação futura. ” (Diácono Givan)

         Se você perdeu a formação, ainda dá tempo de acompanhar pelo nosso canal do YouTube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=pUEIa92Db1w&

         E já aproveitamos para te convidar a participar do Dia da Palavra de agosto que acontecerá na próxima quinta-feira (04/08) às 16h na Catedral e contará com a formação do Seminarista Jefferson. Contamos com você!

 

Diaconato

         Neste mês nossa Catedral recebeu a graça da indicação de dois de nossos paroquianos ao diaconato: os ministros Alexandre Alves e Alexandre Ulbrich.

         A indicação pode acontecer pelo Arcebispo, por algum padre ou diácono, ou então, o próprio aspirante pode se apresentar de maneira voluntária a um desses, podendo ser ou não indicado de forma oficial.

         Após a indicação, se inicia o processo da escola diaconal. Inicialmente é realizada uma seleção, por uma comissão capacitada, entre todos os indicados, a fim de preencher as vagas existentes em cada período. Dentre os critérios analisados, estão as documentações próprias da Igreja como certidões de Batismo, Crisma, Matrimônio etc., além de certificado de Ensino Médio.

         A escola dura 5 anos e as formações acontecem sempre aos finais de semana, mantendo o foco em temas relacionados ao serviço de diácono, priorizando as três dimensões de atuação que são: Palavra, liturgia e caridade.

         Ao final do processo, cabe ao Arcebispo a decisão de local de envio dos diáconos ordenados, podendo ou não ser suas paróquias de origem 

         Vale lembrar que o serviço de diácono deve acontecer em harmonia com os demais sacramentos recebidos pelo diácono em questão. Por exemplo, no caso do matrimônio, deve existir um equilíbrio entre a vida em família e a vida na igreja, não podendo um serviço sobrecarregar o outro.

         Aos nossos indicados desejamos um caminho cheio de aprendizados e bênçãos. E que São Lourenço interceda sempre por vocês!

 

10/07 – Memória da Páscoa de Madre Leônia Milito

         Madre Leônia, missionária religiosa, nasceu 1913, na Itália e, junto com nosso primeiro bispo, Dom Geraldo Fernandes, fundou a Congregação das Missionárias de Santo Antônio Maria Claret.

         Tinha a caridade e a missão como princípios de vida, lutava pela dignidade dos mais necessitados e para que todos em seu caminho conhecessem Jesus. Em conjuntos com as irmãs da congregação instalou centros de ação em todos os continentes do mundo.

         Morreu em julho de 1980 em um acidente automobilístico, tendo seu processo de beatificação aberto em 1998.

         A liturgia vivida no dia 10 de julho em nossa Catedral, recordou não só Madre Leônia, mas seu exemplo vivo na procura pelo caminho à vida eterna: o amor à Deus e ao próximo.

         Serva de Deus Madre Leônia, intercedei por nós. 

 

11/07 – Missa de abertura do Encontro da Sociedade Brasileira dos Canonistas

         No dia 11, às 19 horas, celebramos na Catedral do Coração da abertura do 35º Simpósio da Sociedade Brasileira de Canonistas e 38º Encontro dos Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil.

         A Sociedade Brasileira de Canonistas surgiu após o último Código de Direito Canônico ser promulgado (1983) e é formada por aqueles que estudam o Direito Canônico. Hoje é composta por mais de 200 membros que se reúnem todo mês de julho, desde a formação do grupo.

         A abertura do Encontro foi realizada com Missa presidida por nosso arcebispo, Dom Geremias, e contou com a presença de Dom Valdir Mamede – bispo da diocese de Catanduva, Dom Hugo Cleilton da Silva Cavalcante –  secretário da Sociedade Brasileira de Canonistas, padre José Rezende – vice-presidente da sociedade, Dra. Sueli Almeida de Oliveira – notária do Tribunal Eclesiástico de Londrina e presidente da sociedade, entre diversos outros participantes.

 

12/07 – Aniversário Padre Rafael

         Nosso cura, padre Rafael Solano, completou mais um ano de vida.

         Em seu país de origem, padre Rafael comemorou a data com seus familiares de forma bastante especial. Mas, como nossa comunidade não poderia deixar de agradecer à Deus pela graça de sua vida, em seu retorno ao Brasil, o CPP realizou um café da manhã a fim de lembrar a data.

         Todos nós agradecemos à Deus, no mês de julho de maneira especial, pelo dom da vida do Padre Rafael, por seu serviço e caminhar conosco. Desejamos que Nossa Senhora sempre o acompanhe e guie por toda a jornada que há de vir.  Feliz aniversário, padre Rafael!

 

29/07 – Encerramento da Fase Arquidiocesana dos Bispos – 2021-2023

         De origem no temo grego “sýnodos”, que significa “fazer um caminho com alguém”, o sínodo atual tem objetivo à vida da Igreja rumo ao terceiro milênio, a construção de pontes num caminho conjunto de renovação sobre a ação do Espírito Santo e através da escuta da Palavra.

         Em três diferentes fases (diocesana, continental e universal) o caminho do sínodo atual teve início no ano de 2021, com a primeira fase, que foi encerrada com Missa presidida por Dom Geremias na Catedral Metropolitana de Londrina, às 20h do dia 29 de julho.

“O caminho lançado pelo Santo Padre deve nos provocar a todos. Não sejamos indiferentes a este chamado, digo, chamado vocacionado a tornar-se um novo rosto na Igreja para o futuro. Talvez seja ousado dizer, mas, um novo Pentecostes. Esta é, portanto, a moção do Espírito Santo para os nossos tempos, por isso: caminhemos! ” (Dom Geremias – Arcebispo de Londrina)

 

MESC

A formação de ministros do decanato centro continua. No mês de julho foram realizados mais 3 encontros preparatórios para os 115 aspirantes, das 11 paróquias e respectivas capelas que compões o decanto centro da arquidiocese de Londrina, 5 de nossa Catedral. As formações aconteceram, respectivamente, na Paróquia Imaculada Conceição (dia 03), na Paróquia Coração de Maria (dia 17) e na Paróquia Coração de Maria (dia 31).

“Após 2 anos de espera, com a graça de Deus, pudemos dar início à formação de novos MESC na Arquidiocese de Londrina. Neste ano de 2022, a nossa formação está num formato diferente. Tendo como base a Sinodalidade na Igreja, os formadores convidados são padres, diáconos, seminaristas e leigos do Decanato Centro, caminhando juntos em comunhão na missão. Que a Luz do Espírito Santo ilumine e conduza cada um dos aspirantes do Decanato Centro.” (Lika Hirabara – Coordenadora dos Mesc do decanato Centro).

         E para os ministros já investidos, vale lembrar que o dia de formação está chegando: 27 de agosto, das 14 às 17 horas em local ainda a definir. A formação contará com a presença do decano Padre Marcelo Gomes e é fundamental a participação de todos os ministros em serviço do decanato centro de nossa arquidiocese, ao qual nossa Catedral faz parte. Não deixe de participar!

 

Roupeiro Santa Rita

         Dentre todas as atividades realizadas de forma ininterrupta em nossa Catedral, então as atividades sociais. O Roupeiro de Santa Rita é um bonito exemplo.

         Em funcionamento há bastante tempo, recentemente tem passado por transformações importantes com o intuito de melhor servir em sua principal função: cuidar da vida das crianças que vem ao mundo e suas mamães.

         O Roupeiro atua na doação do primeiro enxoval do recém-nascidos e também na troca de roupinhas, no decorrer de seu crescimento, até cerca de 1 ano de idade. Dessa maneira, o primeiro enxoval ajuda mais de uma criança e a criança que o recebe também ajuda uma próxima que está por vir, num ciclo de carinho, cuidado e comprometimento.

         No mês de julho foram 58 mães e bebês atendidos.

 “Eu me sinto muito agradecida pela oportunidade de participar desta pastoral que tanto bem realiza, em favor das gestantes. Tanto nas histórias das pessoas que doam, quanto nas histórias das mães que procuram nossa ajuda, vemos as mãos de Deus, e o quanto a caridade pode mudar a vida e o olhar de cada uma. ” (Cinara Calijuri – Coordenadora do Roupeiro Santa Rita).

         Vale lembrar que todos os atendimentos, tanto de entrega do primeiro enxoval quanto da troca de roupinhas, dependem de doações. Para doar, basta entrar em contato com o roupeiro (Instagram: @roupeirosantarita.catedral) ou com a secretaria da Catedral.

         Te convidamos a conhecer um pouquinho mais sobre o Roupeiro de Santa Rita através do link: https://catedrallondrina.com.br/roupeiro-santa-rita-de-cassia/ e, caso se sinta convidado, ajude-nos a ajudar!

 

AGRADECIMENTOS

         Servir ao Senhor e seguir seus caminhos nem sempre é ‘simples’ ou ‘fácil’, porém, se pusermos nosso olhar um pouco mais a frente, veremos que a recompensa que buscamos não está aqui, mas sim na Glória do Senhor, no Céu!

         A você que tem mantido a perseverança na estrada rumo ao Céu, nos ajudando das mais diversas formas, nosso muito obrigado! Que o Espírito Santo sempre te guie para o melhor servir.

“Deus não será maior se o respeitas, mas tu serás maior se O servires.” (Santo Agostinho)

 

SECRETARIA:

Segunda à Sexta: 8h00 às 18h *sem intervalo para almoço;

Sábado: 8h30 às 11h.

 

Texto: Jessica Zamaia;
Colaboração: Cinara Calijuri, Diácono Givan do Santos e Lika Hirabara;
Fotos: Ângela Lizuka, Flávia de Paula, Guto Honjo, Renilson Guimarães, Terumi Sakai e Paroquianos da Catedral.

Leia também

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Continue lendo
A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

A despedida de Dom Geraldo Majella na mídia

Continue lendo