MARÇO EM RETROSPECTIVA

Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma e abertura da Campanha da Fraternidade

         Logo no início do mês de Março, no dia 2, a igreja deu início à quaresma com a celebração da quarta-feira de cinzas.
        A quaresma, período de quarenta dias que antecede a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo da Páscoa, é um tempo especial de purificação e renovação. Em conjunto, a arquidiocese de londrina deu início a campanha da fraternidade do ano de 2022. Nesta edição, o tema é “Fraternidade e Educação”, com base no lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Missa pela Paz

         No dia 13 de Março a Catedral realizou missa pedindo pela paz no mundo. Em conjunto, a Campanha da fraternidade teve início, de forma paroquial, na comunidade.


Rússia e Ucrânia são consagradas ao Imaculado Coração de Maria

        Na última sexta-feira, 25 de março, o arcebispo de Londrina Dom Geremias Steinmetz consagrou a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. O ato foi realizado durante a Santa Missa das 12h presidida pelo arcebispo e concelebrada por sacerdotes de várias paróquias da cidade na Catedral Metropolitana de Londrina. A Igreja estava praticamente lotada para pedir a paz ao mundo. O ato foi idealizado pelo Papa Francisco que presidiu a celebração ao mesmo tempo no Vaticano. A celebração penitencial foi realizada em dioceses do mundo inteiro.

Pedido da Mãe de Deus

         A consagração ao Imaculado Coração de Maria está relacionada com as aparições em Fátima, em 1917. Nessas aparições, de acordo com os relatos da irmã Lúcia, a Virgem Maria teria revelado aos três pastorinhos (Francisco, Jacinta e Lúcia) – que a consagração da Rússia ao Imaculado Coração levaria à conversão daquele país ao catolicismo e ao final da guerra.

Ordenação Episcopal

         A festa da Anunciação do Senhor celebrou também o aniversário de 11 anos da ordenação episcopal de Dom Geremias Steinmetz. Ao final da Santa Missa, o Cura da Catedral Metropolitana de Londrina, padre José Rafael Solano Durán, agradeceu a Deus pelo ministério do arcebispo e suplicou a Maria que o auxilie em todas as suas missões.

40 anos da páscoa definitiva de Dom Geraldo Fernandes Bijos

         No dia 29 de Março recordamos os 40 anos da páscoa definitiva do primeiro arcebispo de nossa arquidiocese, Dom Geraldo Fernandes Bijos.

         Dom Geraldo foi ordenado sacerdote em 1936, em Roma. Teve sua nomeação episcopal em 16    de novembro de 1956, sendo ordenado em 13 de janeiro de 1957, em São Paulo.

         Tendo nascido em 1 de fevereiro de 1982, faleceu aos 69 anos, em 29 de março de 1982.

“A misericórdia me acompanhará”

 

Padre Rafael Solano celebra 26 anos de ordenação sacerdotal

         Dia de festa na Catedral do Coração!

         O Cura da Catedral Metropolitana de Londrina, padre José Rafael Solano Durán, completou na quarta-feira, 30 de março, 26 anos de sacerdócio marcados pela entrega total a Deus. E para celebrar esse momento especial, fiéis da arquidiocese de Londrina compareceram em duas Santas               Missas – às 7h e 12h – para dar Ação de Graças pela vocação do padre.

         As Santas Missas foram concelebradas pelo vigário da catedral, padre Wendel Perre dos Santos e o diácono Givan .

Foi um momento muito especial.


Texto: Julie Bicas e Jessica Zamaia

Fotos: Terumi Sakai e Guto Honjo

Plugin de comentários do Facebook