Sacramentos
VoltarBATISMO
É o primeiro sacramento. Ele insere o fiel na vida cristã. Por ele, somos livres do pecado e inseridos na Igreja. Crianças ou adultos que forem batizados devem ter seus pais e padrinhos instruídos sobre o significado desse Sacramento, para que possam acompanhá-los na vida cristã.
Crisma ou Confirmação
Na Crisma ou Confirmação, os batizados recebem os dons do Espírito Santo. A unção do óleo do Crisma na fronte é feita pelo bispo ou o padre durante a celebração da Missa. Para que se receba a confirmação é necessário que se esteja preparado para também renovar a promessa do batismo.
Eucaristia
A Eucaristia é a fonte de toda vida cristã, onde Jesus se oferece por meio do pão e do vinho. Durante a consagração, pão e vinho se tornam o Corpo e Sangue de Jesus, alimento espiritual para todos os fiéis. O sacrifício eucarístico nos faz lembrar a Morte e Ressurreição do Senhor, o sacrifício da cruz.
Penitência
Neste sacramento, confessamos nossos pecados ao sacerdote através de um bom exame de consciência. Precisamos estar arrependidos e dispostos a nos corrigir. A confissão é fundamental para a nossa conversão e santificação. Através da Penitência, somos absolvidos e nos aproximamos de Deus.
Unção dos Enfermos
É um rito que consiste em ungir o fiel enfermo com óleo sagrado. O sacramento pode ser administrado ao fiel doente ou antes de uma cirurgia – e mais de uma vez. A unção conforta o fiel, restaura a saúde física, perdoa os pecados, leva paz e ânimo e prepara para a vida eterna.
ORDEM
Episcopado (bispo), presbiterado (padre) e o diaconato (diácono) são os sacramentos da Ordem. É o chamado de Deus para aqueles que vão propagar Sua Palavra. É pelo Sacramento da Ordem e por vocação divina que bispos, padres e diáconos são ordenados e se comprometem com a Igreja em caráter permanente. Os ordenados falam e agem na Pessoa do Cristo e em nome da Igreja.
MATRIMÔNIO
Assim como o sacramento da Ordem, o Matrimônio é um sacramento de serviço, é uma obra divina. O livro de Gênesis diz “não é bom que o homem esteja só…”; “Sede fecundos e multiplicai-vos”. Assim, o matrimônio se completa pela união do casal, o cultivo do amor e a criação dos filhos.