Notícias Voltar
A Eucaristia

A Eucaristia

A Eucaristia

 

            A Eucaristia é o maior de todos os sacramentos. É o centro de toda a vida cristã. O Batismo é o mais necessário, pois sem ele não poderemos ter a visão beatífica de Deus. Na Eucaristia, o Senhor nos é dado por inteiro para alcançarmos a salvação.

            Tomou então um pão e, depois de dar graças, partiu-o e deu-lhe, dizendo: Isto é o Meu corpo, que vai ser dado por vós; fazei isto em Minha memória. Depois de jantar, fez o mesmo com o cálice, dizendo: Este cálice é a nova Aliança no Meu sangue, que por vós se vai derramar (Lc 22, 19-20).

             O termo Sagrada Eucaristia surgiu no Novo Testamento. Eucharistia vem do grego que significa ‘ação de graças’.

            A Eucaristia é ao mesmo tempo sacrifício e sacramento. A celebração Eucarística – Missa – é o sacrifício, pois há a transformação do pão e do vinho em corpo e sangue de Cristo. A cada Missa, Jesus se entrega em sacrifício por nós, assim como ofereceu a Si mesmo a Deus no calvário. A Eucaristia é sacramento, quando ocorre a Consagração na Missa. Na Consagração, Jesus torna-se presente sob as aparências do pão e do vinho. Enquanto as aparências permanecerem, ali estará Jesus por inteiro. Recebe-se a Sagrada Eucaristia no momento da Sagrada Comunhão.

            No Novo Testamento há quatro relatos sobre a instituição da Sagrada Eucaristia: Mateus (26,26-28); Marcos (14, 22-24); Lucas (22, 19-20) e Paulo (1Cor 11, 23-29).

            Na Consagração, o pão e o vinho se transformam em Corpo e Sangue de Jesus Cristo. É o milagre da transubstanciação. O pão e o vinho continuam a ter a mesma aparência e o mesmo sabor e cheiro, mas a substância muda. Ali está Cristo. Cristo está por inteiro no Corpo e no Sangue. Não há a necessidade de receber a Comunhão sob as duas espécies. Jesus está todo e inteiro em cada partícula do pão e em cada gota do vinho consagrado.

            Mas quanto tempo Cristo permanece presente? O quanto durar o pão e o vinho consagrados intactos. Quando recebemos a Sagrada Comunhão, Jesus permanece em nós por cerca de 10 minutos, tempo para que ocorra a digestão. Após esse tempo, permanece Sua graça em nós. Recomenda-se que após o recebimento da Comunhão, o cristão permaneça em ação de graças por 10 minutos. Diga a Jesus o quanto você O ama. O quanto Ele é importante na sua vida. Ele te espera.

 

O pão e o vinho

            O pão utilizado na consagração é feito com farinha de trigo e sem fermento. É chamado de pão ázimo, que significa sem fermento. Jesus utilizou pão ázimo na instituição da Sagrada Eucaristia, na Última Ceia. Esse foi o primeiro dia dos ázimos, período no qual os judeus comiam durante sete dias, apenas pão sem fermento. Quanto ao vinho, Jesus utilizou na Última Ceia vinho uva. Portanto, deve-se usar apenas vinho de uva na Santa Missa.

 

Como viver bem a Sagrada Comunhão?

  • Viva esse momento com muita devoção. O recebimento da Eucarística com confere muitas graças, mas é preciso recebê-la com muito fervor. Tenha o desejo ardente de se unir a Cristo.
  • Receba sempre a Comunhão em estado de graça. A fila da Confissão deve SEMPRE ser maior do que a fila da Comunhão. Ao receber a Eucaristia em pecado mortal, o fiel comente o sacrilégio com o Corpo de Cristo, que é um pecado mortal. A comunhão sacrílega leva o fiel a condenação. Por isso, busque sempre se examinar antes da Santa Missa. Se identificar pecado mortal. Faça uma comunhão espiritual e um ato de contrição pedindo perdão a Deus. E se comprometa com Ele a reestabelecer a união que foi perdida, através do sacramento da Confissão.
  • Saiba que é permitido receber a Comunhão de quatro formas: na mão e em pé; de joelhos e na mão; em pé e na boca e de joelhos e na boca. Nenhuma das formas diminui a dignidade de O receber. Ao receber a Comunhão na mão, observe se sobrou alguma partícula do Corpo de Cristo. Não a jogue fora, pois cada partícula é Cristo que está ali por inteiro.
  • Na Missa vamos ao encontro do Rei, o nosso Amado. Não devemos ir vestidas (os) de qualquer jeito. Para as mulheres, não usem roupas curtas, decotadas e transparentes na Santa Missa. Para os homens, nada de bermudas, camisa aberta e chinelos. É uma questão de respeito com o Senhor. A Igreja é um templo sagrado e não um bar de balada. Não estamos indo a uma festa, mas ao Sacrifício de Cristo.

 

            Vamos nos comprometer a viver melhor a Santa Missa e a recepção da Sagrada Eucaristia. Ela é o alimento que fortalece a nossa fé e nosso amor ao Senhor.

 

Vamos refletir:

  • Como tenho recebido a Sagrada Eucaristia? Tenho a delicadeza de me examinar antes de recebê-la?
  • Busco com frequência o sacramento da Confissão para receber a Comunhão em estado de graça?
  • Recebo a Comunhão com um amor fervoroso por saber que Cristo está ali?

 

Andressa Pelaquim

Leia também

A BÍBLIA

A BÍBLIA

Continue lendo
O PAI-NOSSO

O PAI-NOSSO

Continue lendo