Notícias Voltar
A Penitência

A Penitência

                No capítulo XXIX, vamos entender um pouco melhor sobre o sacramento da Penitência, tema tão importante para esse tempo da Quaresma.

                A palavra penitência apresenta dois significados: virtude e sacramento. A virtude da penitência nos impulsiona a detestar os pecados, devido à fé e por não querer ofender a Deus. Penitência é sinônimo de arrependimento. Antes da vinda de Cristo, as pessoas não tinham o sacramento da Penitência, e a única forma de conseguirem o perdão dos pecados era por meio do arrependimento. E nos dias atuais, os indivíduos que vivem fora da Igreja, a virtude da penitência é a única forma de alcançar o perdão dos pecados.

                A Penitência como sacramento foi instituído por Jesus para perdoar os pecados após o Batismo. Jesus ao se entregar e morrer na Cruz por nós, Ele redimiu o homem do pecado e de suas consequências, especialmente da morte eterna. No Evangelho de São João (20,19-23), Jesus transmite o seu poder de perdoar os pecados para os apóstolos.

 

“Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: A paz esteja convosco. Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós. Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos.”

               

 Por que receber o Sacramento da Penitência?

                São Josemaria Escrivá chamava o sacramento da Penitência de sacramento da alegria, pois deve ser sempre uma alegria nos encontrarmos com Cristo. Por isso, não deve ser encarado como um fardo. Assim como todos os sacramentos, a Penitência é um momento de profundo encontro com Cristo. Na confissão, descobrimos o amor infinito que Deus tem por cada um de nós.

                Quando uma alma comete um pecado grave, ela se separa de Deus, ou seja, a amizade com o Senhor é rompida. O sacramento da Penitência perdoa os nossos pecados, nos reconcilia com o nosso Amor e nos concede a graça santificante que havíamos perdido pela desobediência. E ainda recebemos o perdão de parte da pena temporal dos nossos pecados.

                Mas não devemos buscar esse sacramento apenas quando pecamos gravemente. O sacramento pode e deve ser recebido também para perdoar os pecados veniais. Ao estar em estado e graça, a alma que busca a confissão para pedir perdão pelos pecados veniais, recebe um incremento de graça santificante. Além disso, a alma começa a ficar mais sensível para identificar os pecados e para se comunicar com Cristo. E a confissão frequente também nos ajuda a lutar contra nossas más inclinações que nos levam ao pecado grave.

           

Como se confessar bem?

                A Quaresma é um período oportuno para nos reconciliarmos com o Senhor. A confissão nos faz participantes da Paixão de Cristo e da Sua Ressurreição. A confissão sincera deixa na alma muita alegria e paz, além de nos ajudar a vencer as tentações do demônio.

                São Josemaria nos diz que uma boa confissão deve conter os quatro “C”: concisas, concretas, claras e completas.

  • Concisa: confesse sem usar muitas palavras, de forma direta. Falar com humildade os pecados sem contar histórias ou enrolar. Não precisa contar os pormenores do que houve;
  • Concreta: sem divagações ou generalidades. Dizer o que fez, quantas vezes fez e se há agravantes no que fez. Por exemplo, não se recomenda dizer: pequei pelo sexto mandamento (é muito geral). Recomenda-se: deixei-me levar por pensamentos impuros;
  • Clara: declarar a natureza precisa das faltas, com delicadeza;
  • Completa: falar tudo, sem omitir nenhum pecado. Não tenha vergonha de falar. Tenha apenas vergonha de pecar.

 

                Mas antes de se confessar, devemos fazer um bom exame de consciência. O exame de consciência deve ser feito com muita calma, tranquilidade e de forma cuidadosa. Não devemos ir à confissão sem realizar esse momento de preparação.

                Coloque-se diante do Senhor, peça ajuda ao Espírito Santo para que você possa ter as luzes necessárias para identificar todos os pecados cometidos. Além disso, peça ao Senhor a graça de obter uma contrição profunda, para que sua confissão lhe conceda muitas graças. A contrição é esse arrependimento profundo pelos pecados cometidos e por ter se separado de Deus. Faz parte também o desejo sincero e ardente de nunca mais cometer os pecados. Sem a contrição e sem o desejo de luta para não pecar, Deus não perdoa os pecados mortais e veniais.

                Após fazer o exame de consciência procure um sacerdote para receber o sacramento. O sacerdote está ali para ouvir sua confissão “in persona Christi” que quer dizer, literalmente, na pessoa de Cristo. Ele não vai sair falando o que você fez, pois ele recebe de Deus a graça de esquecer imediatamente o que ouviu após finalizar a confissão.

                As almas que há anos estão afastadas do sacramento da Penitência devem recordar todos os pecados passados e confessá-los. Não tenha vergonha, pois Deus está de braços abertos para te receber de voltar.

                Se você está há muito tempo sem se confessar, aproveite esse tempo quaresmal para se reconciliar com o Senhor. Rompa com a escravidão do pecado, para que a verdadeira alegria possa voltar para sua vida.

 

  • Guia para exame de consciência para adultos: LINK
  • Guia para exame de consciência para jovens: LINK
  • Exame de consciência diário: LINK

 

Andressa Pelaquim

Leia também

A BÍBLIA

A BÍBLIA

Continue lendo
O PAI-NOSSO

O PAI-NOSSO

Continue lendo