Notícias Voltar
A Sagrada Comunhão

A Sagrada Comunhão

            Nesse artigo, vamos conversar especificamente sobre a Sagrada Comunhão. Por que será que a Eucaristia é tão importante para a vida cristã?

            A Eucaristia é um dos sete sacramentos instituídos por Jesus Cristo. Através da Eucaristia nos colocamos mais perto de Nosso Senhor. É o alimento espiritual essencial para todos os que querem viver em comunhão com Cristo. Na Eucaristia ingerimos as aparências do pão e do vinho, mas é Cristo quem está ali para nos alimentar e nos fortalecer. O ato de receber a Eucaristia chama-se Comunhão.

            De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (nº1392), “a comunhão na Carne do Ressuscitado, »vivificada pelo Espírito Santo e vivificante» (PO 5), conserva, aumenta e renova a vida da graça recebida no Batismo.”

            Ao receber a Comunhão, tornamo-nos uma só coisa em Cristo pelo laço da caridade. E também nos fazemos uma só coisa com o próximo, pois quando amamos Cristo verdadeiramente, amamos também o próximo. No entanto, se continuamos a manter mágoas, preconceitos, indiferenças, etc. para com os demais, a Comunhão não gera frutos. Quem ama a Cristo e vive com amor a Comunhão cresce em caridade, paciência, humildade, compaixão, compreensão, etc.

            Os efeitos da Comunhão não devem ser medidos através dos sentimentos. Eles devem ser medidos por meio da melhora no modo de ser e de agir. Esse é o verdadeiro fruto esperado da união frequente com Nosso Senhor.

 

Consequências da união íntima com Cristo na Comunhão

 

  • Crescimento Espiritual

            Todos os sacramentos dão ou aumentam a graça santificante. E alguns possuem fins específicos. A Eucaristia é um sacramento próprio para aumentar a graça santificante. Por isso que devemos receber o Santo Corpo de Cristo em estado de graça, obtida pelo sacramento da Penitência.

           Quando recebemos a Eucaristia em estado de pecado mortal, cometemos o pecado gravíssimo de sacrilégio. A Eucaristia não produz nenhum efeito em uma alma morta pelo pecado, da mesma forma que o alimento material não vivifica um corpo físico morto. Além disso, a recepção da Comunhão não perdoa os pecados mortais. O único sacramento que perdoa os pecados mortais é a Penitência. Os pecados veniais podem ser perdoados na Eucaristia, se quem comunga estiver verdadeiramente arrependido de tê-los cometidos. E lembrar que a cada pecado venial que cometemos, colocamos novamente a coroa de espinhos na cabeça de Nosso Senhor…e Ele nos perdoa ao recebê-lo intimamente na Comunhão. Isso é AMOR!

 

  • Preservar a alma da morte espiritual

            A recepção frequente da Comunhão nos concede a graça de nos preservar dos pecados mortais. Quanto mais intima for nossa relação com Ele, mais graças obteremos e mais difícil será romper com Ele pelo pecado mortal.

            Devido ao pecado original, temos a tendência para o pecado – as concupiscências. A concupiscência é uma atração pelas paixões desordenadas que nos levam para baixo. É a tendência que temos pela soberba, pela preguiça, pelos prazeres desordenados da luxúria, por não querer seguir o caminho de Deus, entre outras. Mas ao se aproximar com frequência da Eucaristia, essa vontade de se deixar levar pela concupiscência diminui e as tentações se debilitam.

 

  • Anima-nos a trabalhar

            A Comunhão nos abre os horizontes e passamos a sentir uma vontade avassaladora de fazer mais e melhor por Cristo. Tornamo-nos cristãos apóstolos. Todo o nosso trabalho e nossa vida deve ser uma obra de apostolado. Mas para isso devemos nos unir com muita frequência ao nosso Amor.

 

Quem pode comungar?

            Todo católico, batizado, que tenha alcançado o uso da razão e que tenha o pleno conhecimento sobre a fé pode receber a Eucaristia. Quem vai comungar deve saber e crer nas verdades de fé: deve conhecer Deus Uno e Deus Trino; que premia a virtude e condena o pecado e que Jesus é Deus e homem, nosso Redentor.

            Além disso, ao comungar deve-se estar em estado de graça, ou seja, sem pecado mortal. Não receba a Sagrada Eucaristia para depois buscar a confissão. Confesse antes de comungar, sempre!

            Devemos ter uma intenção reta ao comungar. A intenção mais perfeita é o desejo ardente de se unir a Cristo. O desejo de se preservar dos pecados, de se fortalecer contra as tentações também são intenções retas. Não devemos receber a comunhão para mostrar para os outros. Isso é hipocrisia.

            O jejum eucarístico deve ser realizado para receber a Comunhão. Ele deve ser feito uma hora antes da recepção da Eucaristia. Por exemplo: se a missa de domingo começa às 8h da manhã, a Comunhão acontecerá por volta de 8h40. Então desde as 7h40 você não deve comer nada. A ingestão de água e remédios é permitida. Caso esteja se sentindo mal, principalmente, indisposição estomacal, é melhor não receber a Comunhão. Faça sua Comunhão Espiritual. Pessoas idosas ou enfermas, pessoas em perigo de morte ou que não podem ficar em jejum, podem receber a Eucaristia sem estar em jejum eucarístico.

            Tenha modéstia ao se vestir para receber a Eucaristia. Não se apresente diante do Senhor com roupas sujas ou indecentes. Ter esse cuidado demonstra o quanto O amamos.

            Ao finalizar a Comunhão, permaneça por 10 minutos em ação de graças. Esse é o tempo no qual Jesus permanece vivo contigo.

 

Quando devemos comungar?

             Se possível, comungue todos os dias. Se não for, receba Cristo aos domingos na Eucaristia. Somos obrigados a receber a Sagrada Comunhão pelo menos uma vez ao ano, na Páscoa (desde a quarta-feira de cinzas até o Pentecostes). A não recepção nesse período configura pecado grave.

             O recebimento da Sagrada Eucaristia nos cumula de muitas graças. Por isso que devemos ter sempre disposições interiores retas ao receber Jesus. Quanto maior for nossa disposição, maior será a quantidade de graça recebida. Jesus quer que o Recebamos com frequência para que possamos ser santas (os).

            Vamos a partir de hoje viver cada vez melhor esse momento tão especial da Comunhão. Cristo nos espera!

 

Para refletir:

  • Como tenho recebido a Comunhão?
  • Busco estar sempre em estado de graça para receber Jesus?
  • Tenho retas disposições interiores e exteriores para me unir a Cristo na Eucaristia?
  • Recebo Jesus com um amor ardente? Ou minhas Comunhões andam mornas, quase geladas?

 

Andressa Pelaquim

Leia também

A BÍBLIA

A BÍBLIA

Continue lendo
O PAI-NOSSO

O PAI-NOSSO

Continue lendo