A Unidade e a Trindade de Deus

          No III capítulo, Trese nos coloca dentro do mistério da Santíssima Trindade.

            Deus é Uno, apenas uma natureza, mas há nEle três Pessoas divinas – Pai, Filho e Espírito Santo.

            Dentro desse mistério, você pode questionar: no antigo testamento vemos apenas Javé/Deus. E Deus Filho e Deus Espírito Santo, já existiam? A resposta é sim. Eles sempre existiram e existirão para sempre.

            Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã”.”

            Podemos resumir a Santíssima Trindade assim:

  • Deus Pai é Deus conhecendo-se a Si mesmo;
  • Deus Filho (Jesus) é o conhecimento de Deus sobre Si Mesmo;
  • Deus Espírito Santo é o amor de Deus por Si mesmo.

           Deus Pai é o próprio Deus, infinitamente bom, sábio e perfeito.  É a primeira Pessoa da Santíssima Trindade. Jesus é chamado de Filho, pois foi gerado desde toda a eternidade na mente divina de Deus Pai. É a própria imagem de Deus, pois Ele quis ser um de nós. É a segunda Pessoa da Santíssima Trindade. O amor infinitamente perfeito e intenso que flui e procede de Deus Pai e do Filho chamamos de Espírito Santo. É a terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

            Importante compreendermos que jamais podemos numerar a existência das três Pessoas divinas, como por exemplo, dizer que Deus Pai veio primeiro. O Verbo de Deus (Jesus), o Amor de Deus (Espírito Santo) são tão sem tempo como a Natureza de Deus. Além disso, é incorreto pensar que Deus Filho e o Espírito Santo são subordinados ao Pai. Não há superioridade entre as três Pessoas. As três apresentam igual perfeição infinita. O que podemos atribuir são obras para cada uma das três Pessoas.

            Deus Pai (Criador) o Criador do mundo e de toda a humanidade.

            Deus Filho (Redentor) é o Conhecimento/Sabedoria do Pai. Deus se fez homem em Jesus para nos dar a conhecer a verdade e assim, diminuir a distancia entre nós e Ele. Fez isso por Amor.

            Deus Espírito Santo (Santificador) é o amor infinito que Deus tem por cada um de nós. É o Espírito Santo que nos cumula de graças e nos ajuda a buscar a santidade, ou seja, é Quem nos santifica.

            Essa é a Santíssima Trindade. Uma única natureza, em Três. Quando alcançarmos o céu, ficaremos diante da beleza infinita de Deus.

            Perguntas para refletirmos:

  • Relaciono-me com Deus diariamente? Ofereço meu dia e minhas obras para Ele?
  • Peço com frequência a ajuda do Espírito Santo, para que Ele me ajude a amar e a buscar cada vez mais a amizade com Deus?
  • Reservo alguns minutos do meu dia para falar com Deus, como dois amigos íntimos?

            Que a Santíssima Trindade nos ajude a alcançar o céu. Amém!

 

Andressa Pelaquim
(Paroquiana da Catedral)

Plugin de comentários do Facebook