OS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO

         Nossa tradição e fé católica nos indica Sete Dons do Espírito Santo, a partir do Livro do Profeta Isaías, capítulo 11, versículo 2. Esses dons são graças de Deus para o nosso crescimento na vida cristã, isto é, como discípulos e missionários de Jesus Cristo. Em poucas palavras, podemos dizer o que significam:

Sabedoria: Esse dom não tem sua essência nos saberes humanos para levar bem a vida, e sim se refere à capacidade da pessoa mergulhar sua vida nos mistérios de Deus a ponto de poder pensar, sentir e agir em plena sintonia com a vontade de Deus.

Inteligência: Esse dom não se resume à inteligência do ser humano para compreender as realidades do mundo, mas de modo diferente, significa recebermos a graça de adentrar nos pensamentos e propósitos de Deus para a nossa salvação em Jesus Cristo.

Conselho: Esse dom nos orienta e impulsiona a fazermos as escolhas certas na nossa vida diária, de acordo com os princípios de Jesus Cristo e do seu Evangelho.

Fortaleza: Esse dom revigora a nossa força e coragem para superarmos nossas limitações e fragilidades humanas, a fim de perseverarmos na fé e na construção do Reino de Deus.

Ciência: Esse dom nos capacita a observarmos e concebermos toda a criação de Deus — as pessoas, os objetos, as coisas do mundo em geral — sob a perspectiva divina.

Temor a Deus: Esse dom não se refere a termos medo de Deus, mas ao fato de termos confiança no projeto e desígnios de Deus e seguirmos firmes seus preceitos.

Piedade: Nossa amizade verdadeira e profunda com Deus nos leva ao amadurecimento desse dom, compreendido como a compaixão cristã que manifestamos para com nossos irmãos, sejam cristãos ou não.

         Suplicamos a Deus que nos ajude, pela ação do Espírito Santo, a buscar desenvolver permanentemente na nossa vida esses dons.

 

Catequista Renata Biguetti de Sousa Santos
Diácono Permanente Givan José Ferreira dos Santos

Plugin de comentários do Facebook